R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-281, Brazil
Museu Júlio de Castilhos is a Museum located at R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-281, Brazil. It has received 781 reviews with an average rating of 4.5 stars.
Monday | 10AM-7PM |
---|---|
Tuesday | 10AM-5PM |
Wednesday | 10AM-5PM |
Thursday | 10AM-5PM |
Friday | Closed |
Saturday | Closed |
Sunday | 10AM-5PM |
The address of Museu Júlio de Castilhos: R. Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90010-281, Brazil
Museu Júlio de Castilhos has 4.5 stars from 781 reviews
Museum
"O Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo Museu do Estado, instalado em dois casarões no Centro Histórico de Porto Alegre que ficam localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205, próximos à Catedral Metropolitana, ao Palácio Piratini e à Praça da Matriz e abriga um acervo de artefatos que contam a trajetória dos farrapos, da arte produzida pelos índios guaranis e a história do Rio Grande do Sul, com verdadeiras raridades, como o espadim carregado por Giuseppe Garibaldi, armas, lanças, espadas e outros objetos da Revolução Farroupilha, o retrato pintado a óleo de Gomes Jardim, a máscara mortuária de Júlio de Castilhos, além de um crânio de uma índia, com mais de dois mil anos, imagens sacras, canhões, móveis, ferramentas e outros objetos que retratam a história de uma época"
"Um espaço rico, bonito, bem localizado, mas com uma curadoria um pouco confusa"
"Um local com muito potencial, entretanto fica claro o descaso com o espaço"
"Lugar de muitaaaaa história, bem preservado e cuidado, todos colaboradores são bem cuidadosos, simpáticos e nos dão as orientações corretas"
"Fiquei muito decepcionada com o local! Já tinha visitado o local na minha adolescência, e tinha muita coisa interessante"
O Museu Júlio de Castilhos é o mais antigo Museu do Estado, instalado em dois casarões no Centro Histórico de Porto Alegre que ficam localizados na rua Duque de Caxias 1231 e 1205, próximos à Catedral Metropolitana, ao Palácio Piratini e à Praça da Matriz e abriga um acervo de artefatos que contam a trajetória dos farrapos, da arte produzida pelos índios guaranis e a história do Rio Grande do Sul, com verdadeiras raridades, como o espadim carregado por Giuseppe Garibaldi, armas, lanças, espadas e outros objetos da Revolução Farroupilha, o retrato pintado a óleo de Gomes Jardim, a máscara mortuária de Júlio de Castilhos, além de um crânio de uma índia, com mais de dois mil anos, imagens sacras, canhões, móveis, ferramentas e outros objetos que retratam a história de uma época. Composto por cerca de dez mil peças, o acervo contém itens de armaria, arquitetura, arreios, arte náutica, bandeiras, bibliografia, condecorações, documentos, escravatura, etnologia, filatelia, indumentária, instrumentos musicais e de trabalho, máquinas, medalhas, mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal, utensílios domésticos, viaturas, e até uma cadeira de arruar, meio de transporte utilizado pelos mais abastados, na época do Brasil Império. O casarão é repleto de história e quando Júlio de Castilhos e sua família ali moravam, ocorriam recepções onde eram recebidos políticos importantes para tomada de decisões, que influenciaram e moldaram a história do nosso estado.
Um espaço rico, bonito, bem localizado, mas com uma curadoria um pouco confusa. Duas exposições temporárias muito interessantes e de intencionalidade clara: sobre um mestre de cultura negra e sobre o papel das mulheres na sociedade. De resto, muitos artefatos históricos e alguns itens de cultura indígena, mas nada muito situado ou ordenado com um propósito claro. Talvez estejam ainda se reorganizando após a pandemia. Senti falta também de alguma equipe para orientar, guiar ou tirar dúvidas. Que me lembre, só vi o funcionário da segurança que guardou nossas malas na porta e um homem em um ambiente inacessível restaurando uma carruagem.
Um local com muito potencial, entretanto fica claro o descaso com o espaço. As exposições são mau cuidadas e desatualizadas, realmente falta se atentar aos detalhes de conservação e expografia das peças (que são lindas). As paredes foram pintadas por cima da pintura original (toda decorada), um verdadeiro show de horror. O jardim está largado às moscas. O andar inferior estava em reforma, então ainda há esperança. Seguranças muito simpáticos. Enfim, tristeza de ver um patrimônio assim passando por um descaso grande. Entrada gratuita
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Lugar de muitaaaaa história, bem preservado e cuidado, todos colaboradores são bem cuidadosos, simpáticos e nos dão as orientações corretas. O lugar é grande, tem mais de um andar, um pátio muito grande e diversas salas, cada espaço tem muita história retratada. É curioso que muitos dizem ser um local mal assombrado, e realmente a estrutura da parte da casa do Júlio da Castilhos, dá um friozinho na barriga. O pátio é bem bonito, e tem um ar puro, muito legal para ir sem tempo para retornar.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Fiquei muito decepcionada com o local! Já tinha visitado o local na minha adolescência, e tinha muita coisa interessante. Agora não tem quase nada pra ver! Sair de casa numa noite fria e chuvosa pra ver carruagem e canhão empuerados!! Não dá, né?! E pra se aquecer, só vinho e quentão! Opções de café, nenhuma! Pra comer, nenhum petisco salgado! Somente, negrinho! E o pior de tudo, era a falta de lugares pra todos sentarem! Isso obrigua o público a assistir às apresentações musicais de pé, ou sentados no chão! Mais respeito pelo público!!!
O acervo é muito interessante e de fato relevante para a história do Rio Grande do Sul. Tem canhões expostos no pátio; arco e flechas usados pelos índios; o quarto de Júlio de Castilhos com itens pessoais, entre outros. O acervo do museu merece cinco estrelas, mas o prédio está deteriorado, abandonado pelo Estado. Quem vai no Palácio Piratini, que é quase ao lado, não acredita que o Museu Júlio de Castilhos pertence a administração estadual. A entrada no museu é gratuita.
Um passeio no passado e história, ainda viva do Ri Grande do Sul. Júlio de Castilhos nos deixou um legado muito rico, retratado e exposto neste museu, que ainda reúne outros objetos e informações em seu acervo, como canhões, roupas e história indígena. Claro que, como tudo no Brasil, especialmente no RS, as coisas são deixadas por conta, apesar do esforço do grupo que administra o museu, ele está precisando de uma reforma urgente.
Um dos museus mais antigos do estado. As casas de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros fazem parte deste museu. Existe um projeto de restauração tomara que aconteça logo. Há vários segmentos interessantes a serem visitados nele. Farroupilha, guerra do Paraguai, missões, indígena e o quarto de julho de Castilhos fora os quadros de Dom Pedro II. E um local de muita história vale a pena uma vez na vida conhecer o local.
One of the most enchanting and unassuming museums I have ever been to charting the history of Porto Alegre, and in particular Rio Grande do Sul in its finest details regarding wars and settlement. Not to be missed. Above all a free entry Museum one will be more than willing to pay for.Perhaps the most fascinating exhibits of early amerindian art i.e. masks and pottery I have ever seen. A real Jewel in a gorgeous city.
O mais antigo museu do Rio Grande do Sul possui diversos objetos e artefatos da história do estado, além de receber diversos cursos e palestras dos mais variados temas – por exemplo: assisti uma palestra bem intimista sobre a história dos Lanceiros Negros com pesquisadores e especialistas, foi muito bom. É um belíssimo prédio e, apesar da idade, está muito bem conservado. Recomendo.
o Museu, como uma instituição pública e estadual, sofre as consequências da crise e das opções políticas do governo. aliás, se fosse prá avaliar a gestão deste governo na área da cultura, levava 0, ou, ao invés de 5 estrelas, 5 buracos negros... pela casa maravilhosa e pelos profissionais que lá trabalham fazendo milagres com poucos recursos , merece as 5 estrelas.
O local foi a residência de Júlio de Castilho e Honorina de Castilhos. Nessa casa há um grande acervo de peças históricas e mobiliários da época, bem como uma carruagem, trajes antigos e documentos históricos da época da revolução Farroupilha. Foi nessa casa que Júlio de castilhos faleceu. Há boatos que a casa é assombrada. Ela é tombada pelo patrimônio histórico.
The four stars are for the building. There are some cool historical objects here, especially from the Guarani in the Seven Missions area. As a history nut I was very excited to visit this museum but, unfortunately, it is half-abandoned, like many others in Brazil. Next to the cathedral and Marechal Deodoro Park. Free entry, so definitely worth the visit.
Local bem preservado, vários objetos expostos, roupas, móveis antigos e belíssimos! História pura! Um jardim enorme, exposição de armamentos antigos e um clima bastante amistoso no local. Entrada grátis, ótimo para quem está conhecendo a cidade a pé
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Excelente. Superou minhas expectativas. Tem muitos artigos contando a história do Rio Grande do Sul e não fica restrita ã vida de Júlio de Castilhos. Certamente vale um visita. O passeio é gratuito e também pode ser agendada visita guiada. Reserve 1h para aproveitar bem o lugar. Fica ao lado da catedral Metropolitana de Porto Alegre.
Um rico acervo de peças que remontam a vários períodos da História rio-grandense. Um museu muito bem montado e que homenageia uma das maiores figuras políticas de noss História: Júlio Prates de Castilhos.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não sei
Vou ao Museu desde criança e, o sentimento de admiração, surpresa e felicidade é constante. Parabéns a administração por preservar um pouquinho da nossa história nesse espaço único e encantador.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
The museum itself is not particularly impressive, but the building is really nice and somewhat unique among all the surrounding high-rises. There is little to connect or contextualise the various objects, but in a way there are also some signs of care in the way the whole thing is kept.
O concerto que assisti foi muito bom, mas o espaço físico deixa a desejar, assim como tudo o que é administrado pelo poder público no RS. Sem conservação, cuidados e exposição pobre. O acervo não aumenta, sempre o mesmo. A direção se empenha, mas não tem muito o que fazer. Lamentável.
Fui no local dia 16/07/19 coloco a data para marcar o fato do museu estar completamente as escuras devido a obras segundo informações na entrada, porém estive em todas a Salas do museu e não vi nenhuma manutenção ou algo semelhante. Mas enfim vale a visita apesar da total escuridão.
Espaço muito interessante com entrada gratuita. Fica aberto no sábado, o que facilita a visita. O museu possui vários espaços, com diversas exposições diferentes. Além disso, há um jardim onde estão expostos canhões da época do império e bancos do antigo Auditório Araújo Vianna.
Deviam focar mais na vida de Júlio de Castilhos e na época em que viveu. Em minha visita pude constatar exposições temporárias que nada tem a ver e muitas obras relevantes guardadas na reserva técnica.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
É o museu mais antigo do Rio Grande só Sul, localizado no coração da nossa Capital, exibe obras da cultura indígena e gaúcha, bem como atrações culturais diversas.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Sim
Local com um pequeno acervo interessante, vale a pena passar por ser breve e informativo. Não dou nota máxima pois quando tirei a máscara para uma foto , a vigia me deu uma bronca desproporcional. Bem diferente do vigia que me atendeu cortezmente na entrada.
Sou apaixonada por museus... E esse então, nem te conto.... Amava quando minha mãe dizia que ia me levar ao museu... Eu aos 10, 11 anos, indo ao museu achando tudo um máximo e principalmente para ver as botas do gigante.... Sinto falta de voltar a visitar...
Muuuuuuito legal o museu. Possui muitos arfetatos indígenas incríveis, artefatos da história do rs, artigos da sociedade de entre os anos de 1910 até 1950, a história do Giba Giba (não conhecia até ir no museu) e uma praça com canhões. Lugar super agradável.
Local muito agradável, nosso grupo realizou uma visita guiada, com muita informação. Os guias demonstraram que gostam muito do local e as exposições são ricas e relevantes!
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Maravilhoso! Entrada - gratuita Tempo de passeio- Em torno de 1h/1h30 para ver bem todos os espaços e ler sobre curiosidades sobre o local e Júlio de castilhos. Para quem gosta de museu histórico,a casa é um bom lugar para aproveitar.
Um museu localizado na casa onde viveu uma figura histórica gaúcha, Júlio de Castilhos. No edifício anexo, havia exposição de artefatos e fotografias indígenas. Na área externa, encontram-se canhões do tempo da Revolução Farroupilha.
Muito bom conhecer nossa história! E os acervos que compõe o cenário de cada ambiente, e de uma época muito importante para formação da nossa cultura gaúcha! Uma ótima visita e com um ótimo historiador, atencioso e paciencioso!
Um passeio agradável com muitos acervos sobre a memória social do Rio Grande do Sul, um lindo jardim, muitas curiosidades
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
O museu poderia ter mais objetos e colocar uma programação musical uma vez ao mês,pois tem um piano sem utilização no local,o que mais gostei foi do pátio dos canhões na área externa , a recepção na chegada é muito boa.
Me decepcionei um pouco ao levar meu sobrinho e minha filha porque me recordava de muitos mais itens no acervo.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não sei
O Museu é um ícone da cidade de Porto Alegre. Quem não lembra da bota do gigante que povoava o imaginário das crianças que visitavam o espaço.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Ótima experiência da história de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Uma construção linda e restaurada que explica sobre nossas origens. Vale muito o passeio. Dá pra levar as crianças, elas vão adorar.
Visitar um museu é viajar no tempo.Achei muito bonito, mas confesso que esperava ver mais objetos.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Bem interessante, gostei bastante, inclusive do fato de eles recolherem e distribuírem livros.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Adorei ter visitado o museu, uma experiência extraordinária. Um ótimo passeio pra família.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Importante patrimônio histórico e cultural, esse museu tem um acervo bem bacana. Afora a cordialidade dos técnicos e funcionários de lá, o que deve ser educadamente retribuído pelos visitantes.
Um passeio incrível, o museu sempre tem exposição novas, as pessoas que trabalham nele são bem prestativas. Um ótimo passeio
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
É um.lugar muito precioso. As exposições e acervos são bem interessantes e de temas ecléticos. Vale ter um cuidado maior com a manutenção do espaço e, quem sabe, investir em visitas guiadas.
Amo este Museu. Muito visitei na infância. Hoje moro em outro Estado e sinto saudades. O acervo provocou fortes impressões em mim. Fascínio... A minha paixão era o acervo indígena....
Nossa! Lugar maravilhoso! Funcionários preparados e bem educados , uma organização perfeita, com certeza iremos mais vezes! …
Achei uma exposição itinerante de bombas de chimarrão muito interessante. Ela abrange o aspecto cultural de 4 países usuários do mate. Valiosa também no aspecto antropológico.
Acervo interessante, pena que o pessoal deixa transparecer suas preferências políticas. Deveriam apenas contar a história e manter- se neutros em relação a direita e esquerda.
Incrível! Vale super a pena visitar, e conhecer sobre as histórias.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Sim
Museu com mais de 120 anos o primeiro do Rio Grande do Sul.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Adoramos , minha neta e eu! E precisamos mostrar as criancas a cultura do RS. Voltaremos
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Super cool free to enter museum. There is a lot of information about the regions recent and pre historic past. Free to visit, very nice for a weekend visit.
Gostei do espaço e adorei o acervo. As exposições itinerantes que lá estão são muito importantes e bem montadas. O espaço é pequeno, mas vale a visita.
Adorei visitar o Museu. Parabéns a equipe de funcionários, todos muito atenciosos !
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Local para conhecer mais a história de Poá, organização do museu muito bacana, um percurso que te permite coletar diversas informações histórica
Gostei muito do museu devido as peças em móveis e roupas que podemos vizualizar , o local é muito bonito, possui um jardim externo muito bonito.
Lugar rico em cultura e de fácil acesso.
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Muito bacana,vale a pena visitar.
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Muito bacana! Vale a visita
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Caminhar entre as lembranças da cidade é sempre prazeroso.
Visitado em
Dia da semana
Reservas são recomendadas
Sim
Museu muito bem restaurado. Um bom lugar para passear. Faltou uma curadoria que construa um conceito histórico para o museu.
Localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, o museu preserva a História de um dos grandes personagens da cultura gaúcha.
Grande acervo
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Gostei muito. Fomos muito bem atendidos na recepção e todo museu interessante e bem organizado. Vale muito a pena.
Lugar excelente pra respirar e esfriar a cabeça
Visitado em
Fim de semana
Tempo de espera
Sem espera
Muito bom
Visitado em
Dia da semana
Tempo de espera
Sem espera
Reservas são recomendadas
Não
Sensacional. Exibição de brinquedos antigos com a possibilidade de minha criança poder brincar com eles.
Um museu muito bem organizado e com uma grande variedade de ambientes.
Tempo de espera
Sem espera
Ótima recepção por parte dos funcionarios, mas falta investimento do estado a conservação dos espaços
Excelente! Bem organizado, funcionários esbanjam conhecimento e simpatia. Recomendo a visitação!
Muito bacana..muita cultura e história do Rio Grande do Sul..pessoal muito solicito e educado..
Local com rico acervo que remete ao passado na história do Rio Grande do Sul. Entrada franca!
Muito bonito, ambiente amplo e funcionários muito atenciosos e simpáticos.
Incrível!! Vale a pena ver a história!!
587 reviews
R. João Alfredo, 582 - Cidade Baixa, Porto Alegre - RS, 90050-230, Brazil
361 reviews
Av. Osvaldo Aranha, 277 - Farroupilha, Porto Alegre - RS, 90035-191, Brazil
356 reviews
R. dos Andradas, 230 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-000, Brazil
323 reviews
Ao lado do - Av. Padre Cacique, 891 - Portão 7 - Praia de Belas, Porto Alegre - RS, 90810-240, Brasil
185 reviews
Av. Independência, 270 - Independência, Porto Alegre - RS, 90035-070, Brazil
137 reviews
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Agronomia, Porto Alegre - RS, 91501-970, Brazil
133 reviews
R. dos Andradas, 959 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-005, Brasil
101 reviews
R. dos Andradas, s/n - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-006, Brazil
91 reviews
R. Banco da Província, 105 - Santa Tereza, Porto Alegre - RS, 90840-030, Brazil
83 reviews
R. dos Andradas, 736 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, 90020-004, Brazil